LABLÂMINA - Analises Clinicas

Protocolo determina higienização das mãos em serviços de saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Todos os serviços de saúde públicos e privados do país estão obrigados a seguir o Protocolo para a prática de higiene das mãos em Serviços de Saúde, estabelecido pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.377, de 9 de julho. O documento faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

O objetivo é instituir e promover a higiene das mãos para controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e oferecer maior segurança aos pacientes, aos profissionais e a todas as pessoas envolvidas nessa atividade. Não basta ao serviço de saúde divulgar o protocolo entre a equipe e orientá-la sobre seu uso. Os profissionais devem ter acesso fácil a produtos para higienizar as mãos, sem precisar sair do local onde está o paciente.

O produto mais usado é a preparação alcoólica, que deve estar disponível em dispensadores fixados nas paredes, em frascos presos na cama ou na mesa de cabeceira do paciente e nos carrinhos de curativos e medicamentos usados nos pontos de atendimento. O protocolo recomenda que os profissionais de saúde também levem no bolso frascos individuais para seu próprio uso.

A higienização das mãos é a medida mais simples e mais barata para prevenir a propagação das IRAS. Em 2002, foi publicado o “Guia para higiene de mãos em serviços de assistência à saúde”. No protocolo atual, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” porque é um procedimento mais abrangente — higienização antisséptica, antissepsia cirúrgica das mãos e fricção antisséptica. Este, segundo o protocolo, é o método mais eficiente para os profissionais de saúde higienizarem as mãos.

Cinco momentos para higienizar as mãos

Segundo o protocolo, a ação correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para os pacientes. O documento destaca cinco momentos especiais e que as mãos devem ser higienizadas:

- Antes de tocar o paciente;

- Antes de realizar procedimento limpo/asséptico;

- Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;

- Após tocar o paciente;

- Após tocar superfícies próximas ao paciente.




Isso sim é qualidade!

O Lab Lâmina é ISO9001 desde 2013 - É qualidade e segurança garantida.

Coleta Domiciliar
e Empresarial

Coleta domiciliar. Onde e quando você quiser.



"A Política da Qualidade do Lab Lâmina tem como compromisso resultados confiáveis
em tempo hábil e um elevado padrão de atendimento, a fim de proporcionar
melhoria contínua e total satisfação a nossos clientes".


Versão 0.0 – Setembro/2013


Paciente Médico Convênio